top of page
WhatsApp Image 2024-01-15 at 10.57.40 (1).jpeg

IDENTIDADE VISUAL

WhatsApp Image 2024-01-16 at 09.05.07.jpeg
WhatsApp Image 2024-01-15 at 10.57.40.jpeg

SÍTIO DE GRAVURAS RUPESTRES LAJEDO PRETO, SERTÃO PERNAMBUCANO, BRASIL.

A identidade visual do V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe - Patrimônio Dá Humanidade tem como referência as gravuras rupestres do Sítio Lajedo Preto na Mesorregião do Sertão Pernambucano.

O sítio Lajedo Preto compreende um conjunto de matacões graníticos densamente gravados, distribuídos ao longo do curso do Riacho Gameleira, no limiar do Sítio Mitológico da Pedra do Reino. 

Trata-se de um sítio com elementos gráficos associados à Tradição das Itaquatiaras do Nordeste brasileiro. Este tipo de petróglifo, em razão da proximidade com os rios, podem testemunhar antigos cultos à água.

É possível que a escolha dos suportes tenham sido definidos pelo fato de se encontrarem submersos durante o período da cheia do Rio. O fenômeno de oxidação diferencial dos matacões e consequentemente dos vestígios imagéticos em virtude de sua submersão parcial podem ter sido supostamente desejados pelos autores, pois possibilitam maior visibilidade dos registros à distância.

Majoritariamente, observam-se figuras circulares, espiraladas, círculos concêntricos raiados, linhas sinuosas paralelas, figuras quadrangulares e retangulares subdividas, formadas por profundas depressões na rocha.

Os contornos suaves das figuras indicam que, após o picoteamento inicial, foram polidas esfregando-as com um instrumento abrasivo - talvez uma pedra rolada do rio. 

 

bottom of page