top of page
  • seminariochapadaar

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO A FLORESTA E O FOTÓGRAFO

No dia 03 de junho aconteceu a abertura da Exposição A Floresta e o Fotógrafo na Galeria de Artes da Fundação Casa Grande. A exposição é uma coleção de fotografias que captura a essência do patrimônio sociobiodiverso da Chapada do Araripe. Reduto da morada dos encantados e lendas, dos mitos e causos locais, da floresta e sua biodiversidade, este Território é um espaço de junção e encontro entre o mítico, o sagrado e a ciência.  

A Floresta Nacional do Araripe, mais conhecida como FLONA Araripe, é uma unidade de conservação brasileira situada na chapada do Araripe, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e tem um importante papel eco cultural para a região do Cariri, para o país e de impacto e reconhecimento mundial. A FLONA Araripe recebe anualmente diferentes pesquisadores, artistas, grupos culturais e curiosos que percorrem suas trilhas e observam a paisagem em seus mirantes.

Cada imagem conta-nos uma história, uma perspectiva única através do olhar do fotógrafo Pachelly Jamacaru. Pachelly é músico, compositor e fotógrafo, morador da cidade do Crato, com residência no sopé da chapada, registra há décadas, em suas caminhadas matinais, o bioma, a diversidade da flora e fauna da chapada do Araripe. Pássaros, plantas, flores e galhos compõem o enquadramento das suas fotografias, emergindo sob o olhar criativo de Pachelly paisagens com matizes múltiplas, evidenciando o verbo que se instala na narrativa inevitável sobre a Chapada do Araripe como morada da diversidade. Diversidade cultural, ecológica, ambiental, social e histórica que transcende os tempos, conectando o século XXI com heranças do período cretáceo.  



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page