top of page
  • seminariochapadaar

II Ciclo de Celebrações



No segundo Ciclo de Celebrações, o terreiro da Casa Grande recebeu o Mestre Tarcísio e o Grupo do Reisado São Miguel de Juazeiro do Norte, Ceará. O Reisado São Miguel, desenvolve atividades artísticas e culturais desde 1992 na região do Cariri Cearense e em outros estados brasileiros, desenvolvendo de forma lúdica as atividades de cultura popular e de repasse de saberes para a comunidade e público que acompanham suas atividades de formação e fruição. 



      O segundo grupo de tradição da noite foi conduzido pelo Mestre Antônio Luiz e o Grupo de Reisado de Caretas do sítio Sassaré de Potengi que são registrados como Tesouros Vivos da Cultura Tradicional e Popular do Estado do CE. 


E para finalizar a linda terreirada no Passeio Público Cultural Dra. Rosiane Limaverde entrou em cena o Mestre Cirilo e o seu Grupo de Maneiro Pau do município de Crato, Ceará. O Mestre José Demétrio Araújo é um dos ícones da cultura tradicional popular cearense, nasceu e vive no Crato onde brincou reisado, dançou coco, a dança de São Gonçalo e o Maneiro-Pau da Bela Vista, antiga Vila Padre Cícero. Além de pertencer a um grupo de Maneiro-Pau formado por adultos, que é referência no Estado, Mestre Cirilo também mantém um grupo infantil, o que demonstra o seu espírito de preservação e transmissão dos conhecimentos às novas gerações.



E para finalizar a noite recebemos na celebração musical o grande artista do Cariri cearense, Luiz Fidélis. Luiz Fidélis é compositor e cantor cearense de Juazeiro do Norte. Compôs para vários artistas brasileiros, entre eles: Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar. O músico possui um repertório de mais de 200 canções e muitos anos de carreira consolidada. Nos anos 90 fez parceria com a Banda Mastruz com Leite, lançando músicas que retratam a vida do cidadão do interior nordestino, músicas estas que tiveram repercussão nacional.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page