Em 2022, o Museo Nacional Terry ganhou o Prêmio Ibermuseos Educação pelo trabalho com crianças rurais por meio do programa “Terrycolas”. Com os recursos, teve início a publicação de um livro que reúne essas experiências e as coloca em diálogo com as de outro museu ganhador do mesmo prêmio: a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, do Brasil. A Fundação Casa Grande e o Museo Nacional Terry compartilham formas de interagir com os seus territórios e nos deslumbram com a intensidade vital e a cosmovisão das infâncias sobre os Museus. O livro é bilíngue e apresenta projetos, fotografias e testemunhos para inspirar novos modelos de gestão cultural participativa.
Este momento contou com a presença dos colaboradores do livro, Juan Ignánio Munoz, Israel Limaverde, diretor e presidente da Fundação Casa Grande, Ana Beatriz Diniz, supervisora do museu Memorial do Homem Kariri e Neyci Sotero, que mediou os diálogos.
Juan apresentou uma visão geral sobre o livro, destacando alguns pontos especiais, explicando, por exemplo, a razão do livro não ter contracapa, mas sim duas capas, possibilitando ao leitor a sensação de estar entrando pelo museu argentino, se encontrar entre eles no meio do livro e depois sair pelos olhares dos cabinhas que apresentam as portas do Memorial do Homem Kariri. O autor ainda nos mostrou a importância de inserir as crianças nessa discussão de educação e acessibilidade, apresentando-as como um dos pontos centrais para adiar o fim do mundo, parafraseando Ailton Krenak em sua fala. “É hora de abrir os museus às crianças” finalizou Juan Munoz!
Comments